sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Preconceito Imigratório ou Étnico

Nesta seção do site iremos apresentar os conceitos o que é uma imigração, exemplos de conflitos, grupos contra o preconceito e uma possível solução. Mas antes disso temos que saber o que significa a palavra migração.

Migração o que é?

Migrações são movimentos ou deslocamentos de uma população de um lugar para outro. As pessoas que realizam esses movimentos são chamadas de migrantes. A migração tem dois aspectos à saída de um país na qual nos chamamos os indivíduos de emigrantes e a entrada em outro país a onde nós chamamos de imigrantes.

Imigração Ilegal

Imigração ilegal é quando algum indivíduo sai de seu país de origem para adentrar em outro território sem ter meios legais para tal. As causas da imigração chegam a ser em busca de condições melhores de vida, guerra, violência, perseguição política, religiosa ou até mesmo tráfico ilegal de pessoas como de crianças ou mulheres. Apesar de ser ilegal é o meio mais comum de migração de pessoas que infelizmente tem a tendência de aumentar cada vez mais e mais, devido às intensas dificuldades que o capitalismo impõe sobre os países menos abastados as pessoas se vêem obrigadas a fugir de seu país em busca de uma vida melhor.

Tipos de Imigração

As imigrações podem ser classificadas em dois tipos: internas ou internacionais.

.Migrações Internas

Como o próprio nome sugere as migrações internas acontecem de um estado para um estado dentro de próprio país de origem do indivíduo, um exemplo disso seria o êxodo rural aonde as pessoas do campo vão para o meio urbano em busca de situações melhores de vida, atraídas pela possibilidade de um bom emprego e facilidades.

Obs.: Migrações Internas não são consideradas ilegais.

.Migrações Externas ou Internacionais

Esse tipo de migração acontece quando alguém sai de seu país para adentrar em outro, exemplos desse tipo de migração são: Latinos para os Estados Unidos, da África para a Europa, de Cuba para o Brasil entre muitos outros.

Conseqüências da Migração Ilegal

Geralmente como esses indivíduos possuem baixa renda e escolaridades acabam por ocupar as favelas (caso do Brasil) ou bairros pobres dos países desenvolvidos aumentando o número da classe baixa e agravando a situação, geralmente estes indivíduos acabam trabalhando em serviços braçais ou de baixa renda.

Xenofobismo o que significa?

Xenofobia significa aversão ou medo do que vem de fora, medo do que está vindo seja melhor, do que é desconhecido.

Xenofobia

A Xenofobia é um tipo de racismo geralmente referido ao preconceito contra estrangeiros, alguns exemplos de frases deste gênero são:

“Preto é burro”

“O Brasileiro é preguiçoso”

“Francês é fresco”

“Brasileira é puta” (Preconceito de Portugal com o Brasil)

“Brasileiro mora em selva” (Preconceito do Japonês com o Brasil)

As conseqüências do xenofobismo chegam a ser bastante sérias, até mesmo antes de o migrante chegar ao país, ele enfrenta muitas dificuldades começando por situações climáticas e que muitos acabam morrendo durante o processo como exemplo podemos citar os migrantes da África para a Europa, se bem sucedido além das dezenas de dificuldades financeiras chegam a enfrentar grupos racistas como a Klux Klux Klan entre muitos outros tornando difícil sua sobrevivência, também podemos citar a morte do índio pataxó que morreu em Brasília em Abril de 1997 tendo sido queimado por um grupo de garotos enquanto o mesmo dormia.


Um comentário:

José Heber de Souza Aguiar disse...

Olá! Bem, procurando pelo tema do preconceito num desses sítios de busca, encontrei seu blog. Gostei de todos os textos, pois são sintéticos, objetivos e bem fundamentados. Usei-os em aulas de Ensino Religioso, citanto a fonte, claro.

Parabéns!

JH.