sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Preconceito Social

O preconceito social é mais um tipo de preconceito que está presente no dia-a-dia das pessoas. Essa forma de preconceito ocorre quando alguma pessoa é julgada inferior por outra ou outras partindo das premissas: vestimenta, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência (física e/ou mental), estilo de vida entre outros. Esse problema em diversas situações e locais.

Bom exemplo de um local onde ocorre o preconceito social é a sala de aula. Em uma sala de aula pode-se perceber claramente que há a formação de grupos, fazendo a turma ficar separada. Esse acontecimento é natural, mas passa a ser prejudicial quando um desses grupos deixa de interagir com um outro porque esse último possui uma forma de pensar diferente, utiliza acessório como spikes (pulseira com pontas metálicas), por exemplo, ou é um grupo de nerds ou CDFs (denominação utilizada por estudantes jovens para se referir as pessoas que são muito estudiosas e/ou inteligentes). Esse caso é muito observado em escolas dos Estados Unidos.

No mercado de trabalho há preconceito a partir do sexo e da sexualidade. Muitos empregos, hoje em dia, excluem pessoas do sexo feminino, pois é visto como inferior, um exemplo disso é a política, área predominantemente ocupada por pessoas do sexo masculino. As maiores potências mundiais assim como a maioria dos países nunca tiveram uma mulher no cargo de presidente da república. Também é difícil para homossexuais serem aceitos em certos empregos assim como muitas pessoas não aceitam a opção sexual das mesmas. Não se pode esquecer do caso dos deficientes físicos que são as maiores vítimas desse tipo de preconceito.

Sobre a premissa da vestimenta existem muitas situações, dentre elas está a dos estabelecimentos comerciais. Quando uma pessoa entra com roupas simples ou desgastadas, ou mal vestida os funcionários do local muitas vezes não a atentem ou agem com frieza, pois pensam que o cliente é um ladrão ou não tem dinheiro para comprar os produtos ou serviços da loja. Essa forma de preconceito social é muitas vezes confundida com a financeira, mas no financeiro a pessoa é julgada como uma pessoa inferior de forma existencial, como se fosse extremamente inferior e inútil, pois não teve uma boa educação, portanto sendo tratada como escória da humanidade. Esse caso existe em todos os segmentos da sociedade principalmente pro parte da classe alta e em qualquer lugar do mundo.

Este quadro de preconceito social é um grande fator que agrava a dicotomia existente na atualidade e precisa ser amenizado, pois não só traz efeitos internacionais, mas também regionais e locais. Felizmente isso tem ocorrido, mas de modo lento, há alguns anos. Somente o preconceito social partindo da condição financeira que vem aumentando consoante ao aumento da dicotomia causada pela globalização.

Um comentário:

Anônimo disse...

How to bet on sports toto: A beginners guide to betting and odds
When you place a bet on 토토사이트 the results of an upcoming sports event, you'll be making a profit from the process of betting on it.