sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Definição de Preconceito

Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, preconceito é: 1. Idéia preconcebida. 2. Suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões etc.

Outra interpretação muito interessante, feita pelo professor de matemática DionísioTadeu, é que “o preconceito é nada menos que transferir a própria incompetência aos outros, ou o medo de ser superado”. Porém, essa não é uma visão muito abrangente. Portanto, aqui faremos uma abordagem geral sobre o preconceito, que se resume nos seguintes tópicos: cultura (etnocentrismo), condição social, raça (etnia), religião, nacionalidade (xenofobia), opção sexual, pessoas portadoras de necessidades especiais e tribos urbanas.

Esse será um espaço para discutir um tema bastante conhecido, e até mesmo repetitivo, mas ainda muito polêmico.

Preconceito Social

O preconceito social é mais um tipo de preconceito que está presente no dia-a-dia das pessoas. Essa forma de preconceito ocorre quando alguma pessoa é julgada inferior por outra ou outras partindo das premissas: vestimenta, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência (física e/ou mental), estilo de vida entre outros. Esse problema em diversas situações e locais.

Bom exemplo de um local onde ocorre o preconceito social é a sala de aula. Em uma sala de aula pode-se perceber claramente que há a formação de grupos, fazendo a turma ficar separada. Esse acontecimento é natural, mas passa a ser prejudicial quando um desses grupos deixa de interagir com um outro porque esse último possui uma forma de pensar diferente, utiliza acessório como spikes (pulseira com pontas metálicas), por exemplo, ou é um grupo de nerds ou CDFs (denominação utilizada por estudantes jovens para se referir as pessoas que são muito estudiosas e/ou inteligentes). Esse caso é muito observado em escolas dos Estados Unidos.

No mercado de trabalho há preconceito a partir do sexo e da sexualidade. Muitos empregos, hoje em dia, excluem pessoas do sexo feminino, pois é visto como inferior, um exemplo disso é a política, área predominantemente ocupada por pessoas do sexo masculino. As maiores potências mundiais assim como a maioria dos países nunca tiveram uma mulher no cargo de presidente da república. Também é difícil para homossexuais serem aceitos em certos empregos assim como muitas pessoas não aceitam a opção sexual das mesmas. Não se pode esquecer do caso dos deficientes físicos que são as maiores vítimas desse tipo de preconceito.

Sobre a premissa da vestimenta existem muitas situações, dentre elas está a dos estabelecimentos comerciais. Quando uma pessoa entra com roupas simples ou desgastadas, ou mal vestida os funcionários do local muitas vezes não a atentem ou agem com frieza, pois pensam que o cliente é um ladrão ou não tem dinheiro para comprar os produtos ou serviços da loja. Essa forma de preconceito social é muitas vezes confundida com a financeira, mas no financeiro a pessoa é julgada como uma pessoa inferior de forma existencial, como se fosse extremamente inferior e inútil, pois não teve uma boa educação, portanto sendo tratada como escória da humanidade. Esse caso existe em todos os segmentos da sociedade principalmente pro parte da classe alta e em qualquer lugar do mundo.

Este quadro de preconceito social é um grande fator que agrava a dicotomia existente na atualidade e precisa ser amenizado, pois não só traz efeitos internacionais, mas também regionais e locais. Felizmente isso tem ocorrido, mas de modo lento, há alguns anos. Somente o preconceito social partindo da condição financeira que vem aumentando consoante ao aumento da dicotomia causada pela globalização.

Preconceito Imigratório ou Étnico

Nesta seção do site iremos apresentar os conceitos o que é uma imigração, exemplos de conflitos, grupos contra o preconceito e uma possível solução. Mas antes disso temos que saber o que significa a palavra migração.

Migração o que é?

Migrações são movimentos ou deslocamentos de uma população de um lugar para outro. As pessoas que realizam esses movimentos são chamadas de migrantes. A migração tem dois aspectos à saída de um país na qual nos chamamos os indivíduos de emigrantes e a entrada em outro país a onde nós chamamos de imigrantes.

Imigração Ilegal

Imigração ilegal é quando algum indivíduo sai de seu país de origem para adentrar em outro território sem ter meios legais para tal. As causas da imigração chegam a ser em busca de condições melhores de vida, guerra, violência, perseguição política, religiosa ou até mesmo tráfico ilegal de pessoas como de crianças ou mulheres. Apesar de ser ilegal é o meio mais comum de migração de pessoas que infelizmente tem a tendência de aumentar cada vez mais e mais, devido às intensas dificuldades que o capitalismo impõe sobre os países menos abastados as pessoas se vêem obrigadas a fugir de seu país em busca de uma vida melhor.

Tipos de Imigração

As imigrações podem ser classificadas em dois tipos: internas ou internacionais.

.Migrações Internas

Como o próprio nome sugere as migrações internas acontecem de um estado para um estado dentro de próprio país de origem do indivíduo, um exemplo disso seria o êxodo rural aonde as pessoas do campo vão para o meio urbano em busca de situações melhores de vida, atraídas pela possibilidade de um bom emprego e facilidades.

Obs.: Migrações Internas não são consideradas ilegais.

.Migrações Externas ou Internacionais

Esse tipo de migração acontece quando alguém sai de seu país para adentrar em outro, exemplos desse tipo de migração são: Latinos para os Estados Unidos, da África para a Europa, de Cuba para o Brasil entre muitos outros.

Conseqüências da Migração Ilegal

Geralmente como esses indivíduos possuem baixa renda e escolaridades acabam por ocupar as favelas (caso do Brasil) ou bairros pobres dos países desenvolvidos aumentando o número da classe baixa e agravando a situação, geralmente estes indivíduos acabam trabalhando em serviços braçais ou de baixa renda.

Xenofobismo o que significa?

Xenofobia significa aversão ou medo do que vem de fora, medo do que está vindo seja melhor, do que é desconhecido.

Xenofobia

A Xenofobia é um tipo de racismo geralmente referido ao preconceito contra estrangeiros, alguns exemplos de frases deste gênero são:

“Preto é burro”

“O Brasileiro é preguiçoso”

“Francês é fresco”

“Brasileira é puta” (Preconceito de Portugal com o Brasil)

“Brasileiro mora em selva” (Preconceito do Japonês com o Brasil)

As conseqüências do xenofobismo chegam a ser bastante sérias, até mesmo antes de o migrante chegar ao país, ele enfrenta muitas dificuldades começando por situações climáticas e que muitos acabam morrendo durante o processo como exemplo podemos citar os migrantes da África para a Europa, se bem sucedido além das dezenas de dificuldades financeiras chegam a enfrentar grupos racistas como a Klux Klux Klan entre muitos outros tornando difícil sua sobrevivência, também podemos citar a morte do índio pataxó que morreu em Brasília em Abril de 1997 tendo sido queimado por um grupo de garotos enquanto o mesmo dormia.


Preconceito Religioso





O preconceito religioso é uma das formas mais antigas de preconceito existentes, e está presente em quase todas as partes do mundo.Provavelmente teve seu início antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo a dois mil anos atrás, pois desde as primeiras tribos humanas já exista uma espécie de discriminação das pessoas em relação a crença das outras, esse preconceito foi sendo passado de pai para filho até o século XXI.

Nos tempos de hoje, a questão religiosa é a principal fonte de conflitos entre os povos. Um grande exemplo são territórios em conflito como Iraque, Afeganistão, Irlanda do Norte, Iugoslávia, dentre outros. Um episódio bastante marcante em relação as guerras religiosas ocorreu na Irlanda do Norte no domingo de 30 de janeiro de 1972 (data que ficou conhecida como “domingo sangrento”) onde dezenas de jovens católicos foram mortos na cidade de Londonderry. Esse fato foi narrado por uma musica da Banda U2, chamada “Sunday Blood Sunday”(Domingo sangrento domingo).Na Irlanda do Norte, os católicos chegam a batem em filhos de protestantes e protestantes a apedrejar filhos de católicos. No oriente médio é muito presente o preconceito religioso e tem como local de destaque é a região da Palestina, terroristas atacam prédios públicos, escolas, e outros locais em busca de igualdade, liberdade e direitos, que muitas vezes são negados perante as diferenças religiosas entre as populações desses territórios.

Por mais que as chamadas “guerras santas” sejam uma das primeiras coisas que vem a cabeça quando se fala em conflitos religiosos, deve ser levado em conta que o preconceito para com pessoas de outras religiões, é muitas vezes herdado dos pais, que por meio de comentários e até mesmo piadas acabam incentivando as crianças que por ainda não terem uma opinião formada assimilam a idéia de descriminação dos pais

No Brasil o principal exemplo do preconceito religioso são entre católicos e evangélicos que alem de não “aceitar” as religiões alheias tentam induzir as pessoas a mudar de opinião a por meio de criticas.Mas também o preconceito se dá,no Brasil, com as outras religiões, devido a grande variedade étnica que possui o país tem diversas religiões,doutrinas e rituais diferentes dentre elas o Candomblé, o Judaísmo, Umbanda, Espiritismo, Adventistas, etc.

Para combater o preconceito religioso, não bastam apenas discursos revolucionários de respeito ao próximo, é preciso incentivar a inclusão social, e evitar que as crianças presenciem formas de descriminação e comentários maldosos sobre religiões diferentes, vindos de pais, parentes, TV, etc., não se deve criticar ou tentar comparar outras religiões, pois esse é um dos principais motivos de conflitos (pessoas tentam convencer as outras que sua religião é correta e a do outro é errada.).Ou seja a melhor forma de combate ao preconceito religioso é o respeito mutuo para com as religiões em geral. Segundo o xeque Ali Mohamad Abdoumi, presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica na América Latina e defensor do diálogo entre as lideranças religiosas, a solução contra o preconceito é o conhecimento: "Através do diálogo conseguiremos chegar ao conhecimento sobre o outro e, assim, ao respeito mútuo – esse é o remédio para a discriminação".

Os principais conflitos religiosos são:

Católicos e Protestantes – Brasil

Judeus e Mulçumanos – Israel

Católicos e Protestantes - Irlanda do Norte

Por Lucas Monteiro.

Preconceito Cultural

Definição de Preconceito Cultural

Preconceito cultural é uma conduta que vem se disseminando entre as mais diversas camadas sociais. Consiste na discriminação de uma pessoa pela sua origem ou mesmo por associações pejorativas e, na aceitação, por parte de outros, de uma visão deturpada de determinada cultura.

Por constituir-se num grave problema, o preconceito cultural vem sendo abordado como crime. Nesse sentido, tem-se como exemplo o deputado Maurício Rabelo, que objetiva combater esse tipo de preconceito: “Para erradicar o preconceito cultural existente no país, o parlamentar propôs uma mudança no Código Penal, incluindo como passível de punição qualquer discriminação envolvendo a cultura ou os valores culturais.”

Preconceito Cultural no Brasil

Não é preciso ir tão longe para encontrar quadros de preconceito cultural. Apesar de nós, brasileiros, sermos considerados uma nação pobre, sem identidade, comportamento duvidoso, é possível encontrar pessoas que têm conceitos errados em relação aos seus semelhantes aqui mesmo, no Brasil.

Temos como exemplo a errônea idéia que se faz de um gaúcho, a associação que se faz da preguiça com o baiano, ou da “burrice” com o goiano, também temos a visão primitiva e subdesenvolvida que se tem da região norte, dentre outros.

É fato que o povo Brasileiro não tem uma boa representação no exterior. Normalmente, quando se ouve falar em Brasil, está relacionado a mulatas, samba, Rio de Janeiro (“pontos positivos”), ou a violência, assalto, esperteza, ignorância, subdesenvolvimento (“pontos negativos”). Tais características fazem dos brasileiros alvos do preconceito cultural.

Infelizmente, deparamo-nos com um povo que não se conhece e que, portanto, não tem como passar uma imagem positiva a outros países, nem reclamar o reconhecimento de suas qualidades.

“Limpeza étnica” na Iugoslávia: um caso de preconceito cultural

Na antiga Iugoslávia, algo chama muito a atenção, lá está localizado o Centro de Descontaminação Cultural (CDC), fundado em Belgrado, no ano de 1994. Este Centro tem como objetivo combater os efeitos nocivos do governo do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic. A instituição desenvolve um forte trabalho contra a xenofobia, a intolerância, o ódio entre as nações.

Então surge uma dúvida: Qual o motivo da criação de um centro de descontaminação? Para quem não sabe, a Iugoslávia era, até a fragmentação de sua extensão territorial, um verdadeiro caldeirão étnico, abrigando nações que se odiavam. Sabe-se que a principal razão para os conflitos era a questão territorial, entretanto, os ataques a Kosovo e a Bósnia, pretextando uma “limpeza étnica”, demonstrando uma postura de preconceito cultural, como relata uma das fundadoras do CDC, Borka Pavcevic: “A guerra era também uma conseqüência da contaminação feita pelas palavras, pela propaganda, por entrevistas, fotografias, preconceitos, mitos, pela falsa interpretação ou re-interpretação da história, por emoções étnicas e religiosas com objetivos políticos a fim de destruir e separar as pessoas de acordo com a etnia. As razões residem no preconceito cultural e no discurso sobre cultura ‘limpa’ no período de formação dos novos Estados e da devastação da ex-Iugoslávia.”

Discussão: Preconceito Cultural X Etnocentrismo

Qual a diferença entre etnocentrismo e preconceito cultural? Certamente não é uma dúvida comum, entretanto, vale à pena discutir.

As principais diferenças então nos seguintes aspectos: o preconceito, de um modo geral, é a formação de uma idéia pré-concebida sobre algo desconhecido, que se torna fixa, portanto, ter preconceito com a cultura e os valores de certo grupo social é acreditar nos mitos que o envolvem. Já o etnocentrismo está mais ligado a supervalorização da própria cultua, em detrimento da cultura alheia, usando o próprio padrão de valores, para analisar os outros.

Dicas de sites para aprofundamento:

http://www.pittyquepariu.blogger.com.br/2003_11_01_archive.htm/

http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2003/07/Projeto_combate_preconceito_cu.shtml

http://www.parceria.nl/especiais/esp061211_estadosfrageis/ef061213_respostas

http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_jun1999/pag16.html

Bibliografia:

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Mini dicionário Aurélio.Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 4 ed. rev. ampliada., Setembro de 2000.

http://www.nomegratis.com/2007/06/30/pesquisa-sobre-preconceito-e-discriminao/

http://www.feixiangbrazil.com/pratoprincipal.htm

http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/117Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/discutindo.asp?cod_per=7http://www.blocosonline.com.br/literatura/servic/sernoticinfo2003.htmhttp://extralibris.org/blog/?p=37

Por Jamille Veiga

Preconceito com Homossexuais

Preconceito contra homossexuais.

Por que os homossexuais são os mais odiados dentre todas as minorias?

Mais do que as minorias raciais, étnicas e de gênero, são gays, lésbicas,
travestis e transexuais, as principais vítimas do preconceito e
discriminação
dentro de nossa sociedade.
Isso ocorre porque o amor entre pessoas do mesmo sexo foi secularmente
considerado crime hediondo, condenado como pecado abominável, escondido
através de
um verdadeiro complô do silêncio, o que redundou na internalização da
homofobia por parte dos membros da sociedade global, a iniciar pela
repressão dentro
da própria família, no interior das igrejas e da academia, inclusive dentro
dos partidos políticos, das próprias entidades voltadas para a defesa dos
direitos
humanos e do poder governamental. A homofobia internalizada devido à
discriminação anti-homossexual contamina mesmo os principais interessados:
gays, lésbicas
e travestis, que em sua maior parte vivem numa espécie de vácuo identitário
e sob o efeito perverso da alienação, com baixa auto-estima, e incapazes de
ações
afirmativas em defesa da homossexualidade.

Antigamente, o sexo entre dois homens era considerado tão horroroso, que os
réus deste crime hediondo deviam ser punidos com a pena de morte: a pedradas
entre os antigos judeus, e até hoje nos países islâmicos fundamentalistas;
decapitados, no tempo dos primeiros imperadores cristãos; enforcados ou
afogados
na Idade Média; queimados pela Santa Inquisição; condenados à prisão com
trabalhos forçados no tempo de Oscar Wilde e na Alemanha nazista.
Só em 1821 foi abolida a Inquisição Portuguesa e em 1823,por influência
modernizaste do Código de Napoleão, a sodomia deixou de ser crime também no
Brasil.
Apesar de terem sido discriminalizados há quase dois séculos, gays, lésbicas
e travestis continuam sendo tratados como criminosos.

*Fato importante I: por séculos seguidos os homossexuais foram queimados nas
fogueiras da Santa Inquisição.*

*Fato importante II: Contra os praticantes da sodomia, a igreja sempre foi e
continua sendo absolutamente intolerante: " a homossexualidade é
intrinsecamente má"
ratificou o último catecismo de João Paulo II.

*Fato importante III: Ainda hoje vigora a pena de morte contra os amantes do
mesmo sexo nos países fundamentalistas Islâmicos.*


Ainda recentemente o Cardeal do Rio de Janeiro e muitos pastores proclamam
que a AIDS, por eles chamada de "peste gay", é um castigo divino contra os
homossexuais.
Desde Freud, contudo, comprovou-se que todos somos perversos polimorfos, com
forte presença da bissexualidade em nossa libido.
Ao ódio mórbido contra a homossexualidade a Psicologia chama de homofobia
internalizada, provocando nestes doentes, sintomas diversos, (além de mau
humor, espinhas
e prisão de ventre), incluindo neurose de frustração sexual, suicídio e atos
de violência, como agressões e assassinato sádico de homossexuais.

Opressão familiar:
Muitos são os registros de jovens homossexuais que sofreram graves
constrangimentos e violência psíquica e física dentro do próprio lar quando
foram descobertos: insultos,
agressões, tratamentos compulsórios destinados à "cura" da sua orientação
sexual, expulsão de casa e até casos extremos de execução.

*Alguns fatos ocorridos: Recentemente, num bairro periférico de Salvador, um
avô espancou seu neto negro até à morte quando descobriu que era gay, e uma
pai baiano de
classe média ao ser informado que seu filho era homossexual, deu-lhe um
revólver determinando: "Se mate! Pois na nossa família nunca teve viado!".

*Fato importante IV: O recente infeliz comentário de Lula ridicularizando
Pelotas como "pólo exportador de viados" reflete a homofobia generalizada de
nossos políticos,
inclusive os de esquerda.


A partir da revolução Stonewall (Nova York, 1969), marco inicial do moderno
movimento de defesa dos direitos humanos dos homossexuais, os países mais
civilizados do mundo
passaram a incluir gays, lésbicas e transgêneros na agenda de grupos
minoritários que deviam ser beneficiados por políticas garantidoras de sua
visibilidade social e
igualdade de cidadania. No Brasil, lastimavelmente, as ações governamentais
em favor da defesa dos direitos humanos dos homossexuais são ainda
praticamente inexistentes.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Existe discriminação contra homossexuais no mercado de trabalho?

De acordo com leis federais, é proibida a diferença de salário,exercício de
funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado
civil.

O grupo GGB (Grupo Gay da Bahia) guarda um grande arquivo com casos de
preconceito nas mais diferentes situações de trabalho. Desde atores que são
insultados na rua por
interpretarem homossexuais até casos mais graves, como demissões provocadas
por denúncias, muitas vezes infundadas, de comportamento escandaloso dos
funcionários. Dispensas
sob alegação de falta de interesse e postura indevida também são comuns
nesses casos.
"Os homossexuais sofrem tanto preconceito na hora da contratação como
deficientes físicos, negros e mulheres. Algumas empresas ainda têm esquemas
muito arcaicos de contratação",
diz Rudney Pereira Junior, consultor de recursos humanos da Foco.
Hoje é mais comum encontrar homossexuais em profissões liberais e autônomas,
onde o mercado é mais aberto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Brasil é campeão mundial de crimes contra homossexuais.

Em 2000, 130 gays foram assassinados no país. As estatísticas mostram que
nos EUA, que têm cerca de 250 milhões de habitantes - 80 milhões a mais do
que no Brasil -, cem pessoas
são mortas por este motivo.
"A cada dois dias um homossexual é assassinado no Brasil", disse Luiz Mott,
presidente do grupo gay da Bahia e professor da Universidade Federal da
Bahia.
Com tanto ódio rondando as minorias, talvez seja necessário uma educação
sexual, punições mais rigorosas e conscientização como forma de mudar esse
quadro e tirar o Brasil da
primeira posição no ranking de crimes contra homossexuais.
A educação sexual pode ensinar as pessoas a respeitar minorias sexuais, e a
justiça deveria ser mais severa na apuração e punição.




Por: Sali Ávila.

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/comportamento/discriminacao_homossexual.shtm

http://br.geocities.com/luizmottbr/artigos09.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/comportamento/ult561u37.shtml